TMC pode ajudar a melhorar um tipo de queda de cabelo
De acordo com um estudo preliminar, pessoas que sofrem de uma forma de queda de cabelos ou pêlos em áreas do corpo bem delimitadas, a alopecia areata, podem ser auxiliadas pelo TMC. “A hipnoterapia pode melhorar o bem estar mental de pacientes com alopecia areata, melhorando assim o estado clínico”, afirmaram o Dr. Ria Willemsen e seus associados da Free University de Bruxelas em estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology.
A alopecia areata é uma doença autoimune caracterizada por uma repentina e recorrente perda de cabelos em locais em formato esférico no couro cabeludo ou em qualquer outra parte do corpo que tenha pelos. Fatores psicológicos, tais como acontecimentos ou situações tensas e traumas psíquicos foram também apontados como responsáveis pelo desencadeamento desta condição, porém poucos estudos investigaram a eficácia dos tratamentos psicológicos.
A equipe de Willemsen investigou a hipnose como um tratamento para 21 indivíduos com abrangente perda de cabelos em 30 por cento ou mais do couro cabeludo com duração de pelo menos três meses. Todos estes pacientes não obtiveram sucesso com o tratamento com esteróides. O acompanhamento durou entre seis meses e seis anos.
Na maioria dos casos, os participantes no estudo foram hipnotizados juntamente com algum outro tratamento médico. Durante as sessões de hipnoterapia, que aconteciam a cada três semanas, várias sugestões eram feitas aos participantes, tal como imaginar os efeitos curativos do calor do sol sobre o couro cabeludo.
Após tratamento com um mínimo de apenas três ou quatro sessões de hipnoterapia, 12 pacientes experimentaram crescimento de cabelo em pelo menos 75 por cento do couro cabeludo, e nove entre estes doze experimentaram crescimento total dos cabelos.
Exatamente como a hipnose pode estimular o crescimento dos cabelos é algo desconhecido. Anteriormente outros pesquisadores já demonstraram que a sugestão hipnótica para melhorar a circulação do sangue no couro cabeludo estava ligada a um aumento real na circulação do sangue e na temperatura da pele do couro cabeludo.
O Dr. Willemsen e seus colaboradores especulam que a hipnose pode também indiretamente levar a certas mudanças no sistema autoimune. Ainda assim, a despeito dos resultados, os pesquisadores sustentam que “ainda é controverso” se a hipnose é um tratamento eficaz para a alopecia areata.