Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância,o que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune. Exemplos famosos incluem a Fazem parte deste grupo de doenças a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico, a esclerose sistêmica progressiva, a polimiosite-dermatomiosite, a tireoidite autoimune, a miastenia grave, a colite ulcerativa e outras.
São doenças que surgem quando a resposta imunitária é efectuada contra alvos existentes no próprio indivíduo. Respostas auto-imunes são frequentes, porém transitórias e reguladas.A auto-imunidade como causadora de doença não é frequente, uma vez que existem mecanismos que mantêm um estado de tolerância aos epitopos do próprio organismo. As doenças auto-imunes têm etiopatonogênese complexa e multifactorial.
Um dos principais objetivos do tratamento das doenças autoimunes é a supressão específica do processo imune autorreativo, sem que se afete o restante do sistema imunológico. Atualmente, as doenças autoimunes ainda são tratadas com drogas imunossupressoras de amplo espectro, que deixam os pacientes vulneráveis a infecções oportunísticas.
Este desafio da prática clínica tem motivado a busca de novas opções. Pesquisas de alta tecnologia nesta área trouxeram muitos avanços, como o uso de anticorpos monoclonais ou peptídeos sintéticos desenhados para o bloqueio específico das células que iniciam e mantêm o ataque imunológico, mas estes recursos ainda representam alternativas complexas e dispendiosas.
O TMC dá uma ajuda importante a estes casos, aumentando a auto estima, reduzindo a ansiedade, controlando a dor, e ainda conseguindo fazer com que o paciente não toque nas feridas expostas. Assim, vai-se conseguir com que o sistema auto-imune funcione normalmente, permitindo uma recuperação mais rápida e indolor nestas doenças.
A psoríase é uma doença de pele não contagiosa, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada.
Como é uma doença que afecta a pele, órgão externo e visível, esta doença tem efeitos psicológicos não negligenciáveis. Com efeito, como a forma como cada indivíduo se vê a si mesmo está relacionada com a valorização pessoal numa sociedade que é, muitas vezes, mais sensível à aparência exterior que a outras características da personalidade, o melhor cuidado a ter com uma pessoa afectada por esta doença é dar-lhe apoio psicológico. O TMC além de trabalhar esta área, tem demonstrado uma redução das lesões, e nalguns casos mesmo o seu desaparecimento.